terça-feira, 24 de novembro de 2009

Se eu mandasse no mundo

Depois de termos trabalhado o texto do manual “ Reinaldo muito gostaria de ser rei”, um excerto do livro “Histórias de Bichos” de Luísa Ducla Soares, foi proposto aos alunos que imaginassem que mandavam no mundo durante um dia. O que fariam?


Eis algumas propostas:

Se eu mandasse um dia na Terra, mandava os trabalhadores pararem de fazer tóxicos porque estragam a natureza.
Todas as crianças iriam à escola para aprenderem.
As crianças não iam à praia quando estivesse muito calor.
Mandava as pessoas semearem cereais: trigo, milho e centeio para terem pão.
Mandava distribuir televisões a todas as famílias.

Filipa


Se eu mandasse no mundo durante um dia, mandava lavar os telhados de todas as casas e pôr na rua cartazes a dizer para não fumarem.
Mandava lavar o meu castelo e dava doces a todas as crianças do mundo.

Beatriz


Se eu fosse rei dava dinheiro aos pobres e mandava construir casas para eles viverem e terem coisas novas para as suas casas.

Daniel


Se eu mandasse em todo mundo podia ajudar quem não tinha roupa e quem não tinha alimentação. Se eu tivesse muito dinheiro podia mandar construir uma escola para os meninos que não sabiam ler e escrever.

Fabiana


Se eu mandasse em todo o mundo podia mandar naqueles que fazem as drogas, o tabaco e o álcool. Assim, as pessoas não eram assaltadas nem havia tantas pessoas mortas. Quando alguém matasse uma pessoa ia logo para a prisão. E, no final do dia, não havia tantos problemas

Filipe


Se eu mandasse em todo o mundo gostava de ter os bonecos todos, de não ir à escola e fazia os trabalhos a todas as pessoas.
Se alguém queria dinheiro e comer, eu dava-lhe.

Inês Sofia


Se eu mandasse no mundo fazia toda a gente feliz. Dava-lhe tudo o que eles queriam. Mandava vir um caixote cheio de doces: gomas, chocolate e chupas. Dava carinho e amor às crianças e acabava com as guerras no mundo.

Leonor


Se eu mandasse em todo o mundo dizia aos trabalhadores para construírem muitas piscinas. Dizia para cultivarem mais vegetais, que destruíssem as drogas, o álcool e o tabaco e que começassem a cultivar castanheiros.
Mandava nas escolas e dizia para não termos Matemática e Língua Portuguesa.

Francisca


Se eu fosse rei queria que houvesse relvado nas escolas para os meninos brincarem.
Eu parava as guerras e ajudava os pobres com dinheiro, pão e roupa. Quando sujassem a roupa eu lavava-a.

Pedro

0 comentários: